Notícias

COGESTÃO PARA A PESCA DO POLVO NO ALGARVE APOIADA PELA MAIORIA DOS PESCADORES

Em nome de um grupo alargado de interessados, que inclui representantes da administração, pesca, ciência, organizações não governamentais e sociedade civil, a ANP|WWF deu início ao processo formal de criação de comité de cogestão junto da Secretaria de Estado das Pescas, apoiado por mais de metade dos titulares de licenças de pesca para as artes de pesca dirigidas ao polvo na região do Algarve. O futuro Comité de Cogestão da Pesca do Polvo do Algarve pretende finalizar, aprovar, implementar e monitorizar o Plano de Gestão da referida pescaria. O processo tem o apoio da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

LER MAIS

PARLAMENTO QUER APOIOS PARA COGESTÃO DA PESCA DO POLVO DO ALGARVE E DA APANHA DO PERCEBE DAS BERLENGAS

A 31 de março de 2023, a Assembleia da República aprovou por maioria uma resolução que recomenda ao Governo a criação e financiamento do Comité de Cogestão da Pesca do Polvo do Algarve e que o Comité de Cogestão para a Apanha de Percebes na Reserva Natural das Berlengas seja dotado de recursos financeiros.

LER MAIS e assistir ao DEBATE E VOTAÇÃO

PS QUER CRIAÇÃO DO COMITÉ DE CO-GESTÃO DA PESCARIA DO POLVO DO ALGARVE

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) recomenda ao Governo que promova a criação do Comité de Co-gestão da Pescaria do Polvo do Algarve, “dotando-o dos recursos financeiros adequados, através do consequente financiamento, por parte da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos [DGRM], com vista à implementação de um sistema de co-gestão da pescaria do polvo no Algarve de modo a assegurar a sustentabilidade desta espécie e da respectiva actividade económica”.

LER MAIS em Agricultura e Mar

OS DESAFIOS DA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

O IPMA de olho nos polvos. No Algarve procura-se conciliar a pesca do polvo e a defesa desta espécie e do ecossistema. Trabalho de Eduarda Maio.

OUVIR na Antena 1

PESCA DO POLVO NO ALGARVE: PESCADORES E PARCEIROS ENTREGAM AO GOVERNO RECOMENDAÇÕES PARA COMITÉ DE COGESTÃO

Decorreu em Faro o fórum de encerramento do projeto ParticiPESCA, criado com o objetivo de promover a cogestão da pesca do polvo no Algarve. Os intervenientes – Associações de Pescadores, Administração, Investigadores e Sociedade Civil – apresentaram a proposta de Plano de Gestão da pescaria na região, co-criada por todos para submeter à tutela.

LER MAIS em natureza-portugal.org

VIAGEM A CONIL DE LA FRONTERA

Os participantes do projeto ParticiPESCA visitaram Conil de la Frontera, em Espanha. A viagem, pensada como veículo de capacitação e troca de conhecimentos, incluiu uma visita ao porto de pesca com uma breve apresentação da frota e ainda uma visita à lota com oportunidade de assistir à etiquetagem de espécies certificadas, um almoço convívio com membros da Organización de Productores Pesqueros Artesanales de la lonja de Conil e representantes da Rede Ibero-americana de Pesca Artesanal de Pequena Escala, um passeio pela cidade, entre outras atividades. Novembro de 2022.

VER o vídeo-resumo da viagem.

PESCADORES E CIENTISTAS JUNTOS EM DEFESA DO POLVO NO ALGARVE

A pesca do polvo é vital no Algarve. Pelo valor comercial e pela abundância do recurso no mar. Mas para cuidar do futuro, está em curso um projeto que junta pescadores e cientistas.

VER MAIS em rtp.pt

PESCADORES REÚNEM EM LAGOA RUMO À CONSTRUÇÃO DO COMITÉ DE COGESTÃO DA PESCA DO POLVO NO ALGARVE

O município de Lagoa acolheu a 18 de março a primeira reunião presencial do futuro comité de cogestão da pesca do polvo no Algarve. Os intervenientes – Associações de Pescadores, Administração, Investigadores e Sociedade Civil – estão a trabalhar numa proposta de Plano de Gestão da pescaria na região, co-criada por todos para submeter à tutela.

LER MAIS em natureza-portugal.org

Pescadores querem criar Comité de Cogestão da Pesca do Polvo no Algarve

Os pescadores algarvios reuniram-se na passada sexta-feira, 18 de Março, em Lagoa, rumo à construção do Comité de Cogestão da Pesca do Polvo no Algarve.

Esta foi a primeira reunião presencial de discussão sobre modelos de cogestão da pescaria do polvo na região do Algarve, no âmbito do projeto ParticiPESCA, depois de várias sessões de trabalho em regime remoto durante os confinamentos.

LER MAIS em sulinformacao.pt

Algarve management plan for octopus fishing

Scientists and fishermen work together to develop sustainable methods to catch octopus
Scientists and fishermen have joined forces to develop a project for the sustainable catching of octopus in the Algarve.

As octopus fishing is a very important economic activity for fishermen in the Algarve, the project aims to ensure it is sustainable and includes effective management measures to ensure octopus stock and fishermen’s income increases.

LER MAIS em portugalresident.com

POLVO É PRIORIDADE DE FUNDOS EUROPEUS

O MAR 2020 quer garantir a sustentabilidade da pesca e do polvo na região do Algarve.

A iniciativa PARTICIPESCA, cofinanciado pelo MAR 2020 quer, através da cooperação de 14 associações de pescadores locais, implementar um sistema de cogestão da pesca do polvo no Algarve e garantir a sustentabilidade desta atividade económica e do pescado.

LER MAIS em euroregiao.com

Cientistas e pescadores desenvolvem projeto para sustentabilidade da pesca do polvo no Algarve

O projeto ParticiPESCA é financiado pelo programa operacional Mar2020 e cofinanciado pela Fundação Oceano Azul.
Cientistas e pescadores estão a desenvolver um projeto de cogestão para a sustentabilidade da pesca do polvo no Algarve, com medidas para o aumento da espécie e a sua valorização, disse à Lusa uma responsável pelo projeto.

LER MAIS em cidade.iol.pt